Lugares e Monumentos
Conheça os lugares e os monumentos onde a história afro-brasileira está ou deveria estar representada.
Centro de Cultura Domingos Vieira Filho (São Luís - MA)
Instalado em um sobrado de três pavimentos, do século XIX, seu nome é uma homenagem ao escritor e pesquisador da cultura maranhense Domingos Vieira FIlho. Foi criado em 1982, a partir do Museu do Folclore e Arte Popular e da Biblioteca do Folclore.
Museu da Abolição (Recife - PE)
Localizado no bairro da Madalena, área central da cidade do Recife/PE, o Museu da Abolição tem como missão institucional preservar, pesquisar, divulgar, valorizar e difundir a memória, os valores históricos, artísticos e culturais, o patrimônio material e imaterial dos afro-descendentes, por meio de estímulo à reflexão e ao pensamento crítico, sobretudo quanto ao tema abolição, contribuindo para o fortalecimento da identidade e cidadania do povo brasileiro.
Praça dos Orixás (Brasília - DF)
A Praça dos Orixás se localiza em Brasília, às margens do Lago Paranoá, ao lado da Ponte Honestino Guimarães, na margem do lado da Asa Sul. Situada aproximadamente a 4 km do ponto de encontro dos eixos Central e Monumental de Brasília, região central da cidade, é um dos cartões postais de Brasília. É ponto de referência das práticas religiosas de matriz africana.
Cais do Valongo (Rio de Janeiro - RJ)
O Cais do Valongo é um sítio arqueológico dos vestígios do antigo cais de pedra construído pela Intendência Geral de Polícia da Corte do Rio de Janeiro para o desembarque no Rio de Janeiro de africanos escravizados a partir de 1811. O objetivo era retirar da Rua Direita, atual Primeiro de Março, o desembarque e o comércio de africanos escravizados. Assim, o Valongo se tornou a principal porta de entrada do País. Os escravos acabavam nas plantações de café, fumo e açúcar do interior e de outras regiões do Brasil. Os que ficavam geralmente terminavam como escravos domésticos ou usados como força de trabalho nas obras públicas.
Rua da Glória - Liberdade (São Paulo - SP)
Rua da Glória - localizada no bairro da Liberdade na cidade de São Paulo. No século XIX, “rebeldes” eram executados no Largo da Forca e enterrados a poucos metros de lá, onde hoje está a rua dos aflitos.
Aparelha Luzia (São Paulo - SP)
O quilombo urbano lançado em abril de 2016 fica localizado na localizado na rua Apa, região da Barra Funda. Idealizado pela Erica Malunguinho, pesquisadora, artista e atualmente deputada estadual em São Paulo.
Largo da Memória (São Paulo - SP)
Milhares de pessoas passam diariamente pelo largo da Memória, no centro de São Paulo, sem saber que seu obelisco é o monumento mais antigo da cidade e que o local preserva um pedaço importante da história da capital.
Largo Sete de Setembro (São Paulo - SP)
De acordo com o Departamento do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo, o pelourinho foi posto ali em 1560 por ordem do governador-geral do Brasil, Mem de Sá, mas o historiador e escritor Afonso de Taunay, em seu História da Cidade de São Paulo (Secretaria Especial de Editoração e Publicação do Senado Federal, 2004) diz que, na verdade, ele só foi erguido na praça após o ano de 1586, quando tudo já funcionava em torno do Pátio do Colégio.
Monumento às Bandeiras (São Paulo - SP)
Esse é um dos principais monumentos da história oficial da cidade de São Paulo. Um “cartão postal”, ponto de referência geográfico e histórico para moradores e turistas da cidade.
Monumento à Independência do Brasil (São Paulo - SP)
Que o ‘Monumento à Independência’ é um dos mais importantes símbolos da história oficial do Brasil colonial, todos já sabemos. Agora, que esse monumento, como todos os grandes símbolos da história oficial brasileira, é o resultado de intenções e objetivos para perpetuar apenas uma versão dessa história, poucos sabem.
Estátua da Mãe Preta (São Paulo - SP)
Localizada ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, no Largo do Paissandú na cidade de São Paulo, o monumento Mãe Preta foi criado por Júlio Guerra em 1955.
Monumento Zumbi dos Palmares (São Paulo - SP)
Localizada no centro da cidade de São Paulo, na Praça Antônio Prado, a escultura Zumbi dos Palmares foi inaugurada em 2016.
Monumento Luiz Gama (São Paulo - SP)
O busto de Luiz Gama, localizado no Largo do Arouche, s/no. na cidade de São Paulo, é um monumento criado por Yolando Malozzi em 1931, inaugurado no dia 22 de novembro do mesmo ano, foi erguido pelos esforços políticos do movimento negro.
Museu AfroBrasil, Parque do Ibirapuera (São Paulo - SP)
Museu AfroBrasil - Parque Ibirapuera O Museu AfroBrasil, localizado no Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo, é um espaço de arte e memória dedicado à história africana e afro-brasileira.
Painel da Diáspora Africana (São Paulo - SP)
Nos anos de 1980, a construção do Memorial da América Latina era marcada pela emergência do MERCOSUL, pela arquitetura de Oscar Niemeyer, pelo projeto de Darcy Ribeiro e pelo desejo de tornar a cidade polo cultural no Hemisfério Sul.
Assine.
Cadastre seu e-mail e acompanhe novidades e conteúdos sobre arte, cultura e ações da história afro-brasileira. Seja um agente de mudança.