Estátua da Mãe Preta (São Paulo - SP)

ME
 

Localizada ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, no Largo do Paissandú da cidade de São Paulo, o monumento 'Mãe Preta' foi criado por Júlio Guerra, em 1955.

A obra foi uma iniciativa do Clube 220, entidade que unia agremiações negras no estado de São Paulo. A primeira ideia, surgida nos anos de 1920, era que cada grande cidade tivesse a “sua mãe”, porém, dificuldades político-econômicas descontinuaram o projeto.

"A escolha direcionada à imagem da “mãe preta” trazia, também, a polêmica: essas mulheres representavam o trabalho, o amor, a negação de seus próprios filhos frente à criação dos filhos dos brancos – um símbolo que para alguns era elogio e, para outros, deveria ser esquecido." (BISPO, 2011)

Ao longo dos anos, a revisão da história trouxe de volta a reflexão sobre as “mães pretas” e “amas de leite”, algo discutido na produção das artes visuais contemporânea em trabalhos como os de Rosana Paulino, por exemplo.

 

Referência

UFG. São Paulo: Memórias e monumentos negros. São Paulo: Paulo Duarte Feitosa e Rubens Sá, 2022. 275 páginas. Disponível em:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/Livro_2576729_Arte_e_monumento.pdf#page=10. Acesso em 29/05/2022.

Um dos propósitos do Afrofile® é manter vivo e amplificar o conhecimento da história afro-brasileira para todos.
— Afrofile
 
 
 

Trajeto até o local

 

Dimitri Biko Romero

Comunicólogo e Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Designer de Experiência e consultor de produtos digitais.

É entusiasta digital e cultural, aficionado por empreendedorismo, design e tecnologia.

Anterior
Anterior

Monumento à Independência do Brasil (São Paulo - SP)

Próximo
Próximo

Monumento Zumbi dos Palmares (São Paulo - SP)